segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ventilador e ar-condicionado podem causar problema respiratório

O pneumologista Paulo Mázaro alerta sobre os riscos à saúde
Lidiane Trepiche
Scarlet Campos

Rodrigo Ferraz


Tanto o ventilador, quanto o ar-condicionado, pode desencadear um problema respiratório em algumas pessoas, principalmente aquelas com alergias, bronquites, sensibilidades ou infecções respiratórias em geral.

Para o pneumologista Paulo Roberto Mázaro, que não usa nenhum dos objetos, o ideal é acostumar ao ambiente, pois os dois podem ser maléficos ao sistema respiratório. Ele garante que havendo costume desde criança, o adulto não sentirá falta no futuro.

"Ocorre choque térmico na troca de ambientes com temperaturas muito diferentes e o ar-condicionado ainda tira a umidade do ar, fazendo com que haja dificuldades no sistema respiratório", explica. Além disso, após diminuir a sensação de calor, há resfriamento do corpo, que pode ser prejudicial.

Mázaro também alertou sobre a conservação dos aparelhos de ar-condicionados.  "Quando não se faz a manutenção do aparelho, pessoas podem ter contaminação por fungos e bactérias", destaca.

Com a finalidade de amenizar os problemas, o pneumologista sugere que seja usados umidificadores de ar, ou ainda a usual bacia com água no ambiente pode ajudar. "Tomar líquidos e fazer uma boa alimentação ajuda a suportar mais o calor", afirma.

O músico Lucas Abdalla sabe do problema, mas prefere correr o risco. "Sei que resseca [a garganta] e tudo mais, mas mesmo com os malefícios, não sou adepto ao calor".

Já a estudante universitária Jaqueline dos Reis afirma que já fez diversas tentativas de aliar o calor, mas não obteve resultados. “Já pendurei toalha molhada na janela, bacia em todo canto, mas é nada é igual ao ventilador”, diz.

Nenhum comentário: