sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Música é atração da cultura jovem em festas e barzinhos de Prudente



Banda Jamballay animando a galera  em um dos 
barzinhos mais frequentados de Prudente

Por Carolina Mescoloti, Marcos Correa e Thiago Júnior
A música tem grande influência na cultura jovem do país. A importância que a dimensão da música e do lazer tem na vida dos jovens está entre os assuntos que mais lhes interessam. Em Prudente os jovens preferem ouvir e curtir músicas do gênero sertanejo e pop rock. Os barzinhos também são muito freqüentados e não falta um som ao vivo.

Para Priscila Lobo, estudante do segundo termo do curso de Direito, o estilo sertanejo universitário é o preferido. “Acho que porque tem um ritmo mais animado, alegre e é bom pra dançar”, declarou em risos. Priscila só participa das festas nas sextas e sábados, pois durante a semana dedica-se aos estudos e ao trabalho. Além de se divertir, tem um barzinho que frequenta. “Sempre vou lá, porque não falta música ao vivo”, finaliza.

Já Amanda Nascimento, aluna do segundo ano de Fisioterapia, ouve desde a música clássica até o sertanejo. Revela também que o gosto pela música vai do ambiente em que pessoa está inserida no momento. “O ano passado quando ainda estudava no ensino médio ouvia mais black e pop, era o que as minhas amigas curtiam, e agora na universidade ouço mais o sertanejo universitário”, argumentou.
Cada vez que vai a festas com as amigas, o ponto de parada nunca é o mesmo. “Vamos sempre trocando de barzinhos, conhecendo novos ambientes, pessoas e sempre tem música, se não for uma banda ou dupla ao vivo tem sempre um cd tocando”, disse Amanda.

Fábio Sato, proprietário do bar “Sr. Boteco”, um dos mais frequentados pelos jovens prudentinos, disse que cada dia que passa a música torna-se mais influente na vida das pessoas, principalmente dos jovens. “Eu mesmo vejo aqui. As pessoas vêm, sentam, conversam, ficam à vontade. Quando começa a música, o ambiente muda, as pessoas se soltam e  o ambiente fica melhor ainda”. De acordo com o proprietário, no início não havia música ao vivo. “Foi surgindo naturalmente e quando começou o som ao vivo, era somente aos finais de semana, e hoje são seis dias por semana”.

Nenhum comentário: