segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tatuagem: arte na pele

Para Gabriel Coelho, tatuagem é uma
forma de expressão
Por Mariana Gouveia e Rogério Lopes

Desde os primórdios da humanidade a tatuagem já existe como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos da mesma comunidade tribal. Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida como o nascimento, reprodução e morte. Ou então para recriar os fatos da vida em sociedade como casar ou até mesmo identificar os prisioneiros.

Hoje a tatuagem é uma maneira de expressar a atitude, sentimento e até mesmo uma posição dos jovens na sociedade, uma forma de liberdade para mostrar seus pensamentos, amores e momentos marcantes de suas vidas. É algo mais que um desenho, é a marca da personalidade traduzida em formas.

O estudante de Direito e instrutor de Muay Thai, Arthur Borro, tem três tatuagens com significados diferentes. Uma delas simboliza o ciclo da vida, a outra é a máscara Maori e a terceira, a imagem de uma lua e um sol representando força. “Toda tattoo é algo bem pessoal e representa um marco da personalidade de uma pessoa”, afirmou Borro. Ele fez a primeira ainda com 16 anos, mesmo contra a vontade dos pais, porém nunca se arrependeu. Acredita ainda que as tatuagens não vão interferir em sua vida profissional.

A personal  trainer Carolina  Gardim fez a sua com 24 anos, com consciência e certa do que estava fazendo, mesmo sem o apoio da família. Carolina disse já ter sofrido preconceito por parte de algumas pessoas. “Já disseram que fiz tatuagem por que sou problemática”.

Há também pessoas que usam como forma de expressar um sentimento, tatuando em sua pele a inicial de um nome ou até mesmo o rosto de uma pessoa. “Esta é a que mais gosto, pois tem um grande significado”, declarou Gabriel Coelho, de 22 anos, referindo-se a inicial do nome de uma ex-namorada. De acordo com o jovem, a maioria das suas tatuagens é baseada em símbolos de bandas. Um dos desenhos que começa no punho esquerdo e sobe até o ombro, teve como inspiração a banda System of a Down. Ele lembra ainda, que também já foi vítima de preconceito, porém não se arrepende em nenhum momento de ter feito as tattoos e revela que ainda quer fazer mais. “Várias pessoas me param na rua, querem ver e perguntam qual o significado dos desenhos. É algo que chama a atenção”, concluiu.

Seja uma tribal, um desenho religioso, uma estrela ou até mesmo uma imagem psicodélica, o importante antes de fazer qualquer tatuagem é sempre ter consciência, informação e procurar um profissional capacitado, para tirar as dúvidas, dar orientações e fazer um trabalho de qualidade.

Nenhum comentário: