quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Previsão é de tempo seco para os próximos dias; procura por atendimento médico triplicou

Balde é colocado em sala de aula para diminuir
problemas com falta de umidade

Por Débora Andreatto, Eduardo de Oliveira e Marcela Mendes

João Vitor Ribeiro, de 12 anos, sofre com a garganta seca e os olhos irritados. As vias respiratórias estão obstruídas e as noites de sono estão longe de serem tranquilas. O menino é apenas um das tantas crianças afetadas pela baixa umidade do ar em Presidente Prudente. O clima seco e os perigos a saúde colocam a cidade em estado de atenção. No início da semana o índice de umidade do ar no município ficou abaixo de 10%, ganhando destaque nacional ao ser comparado ao clima do deserto do Saara.

O Climatempo informa que a cidade registra o menor índice de umidade relativa do ar de todo o país. Pelos parâmetros internacionais, a umidade do ar deve ser de no mínimo 60%. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índices de umidade relativa inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 20% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de alerta máximo.

Segundo a meteorologia, não há previsão de chuva para os próximos dias na cidade, o que deve manter a umidade relativa do ar entre 10% e 12%.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Sérgio Cordeiro, esse é um dos problemas que tem preocupado a atual administração. “Estamos passando por um período difícil, mas não temos tido problemas maiores a não ser o aumento no número de consultas nas UBSs e Pronto-Atendimentos, que quase triplicou”.

Ainda de acordo com o secretário para se desencadear um estado de alerta ou de emergência é preciso que aconteçam casos mais graves, enquanto isso não ocorrer não há motivos para pane. “Esse tempo seco, seja em crianças ou adultos, acaba resultando no ressecamento das mucosas, que leva a uma diminuição da defesa dos pacientes e eles acabam desenvolvendo infecções, como pneumonia, sinusite, conjuntivite e rinite”.

O secretário orienta que sejam colocadas bacias ou baldes com água dentro do quarto, visando melhorar a umidade do ambiente, além disso, pode ser feito o uso diário de soro fisiológico para umedecer e limpar as narinas, Além da ingestão de líquido e alimentos nutritivos.

Nenhum comentário: